sexta-feira, 25 de julho de 2008

Tecnologia em transportes urbanos de Fortaleza ajuda a prevenir assaltos

Texto: André Teixeira e Victor Hugo

A segurança sempre andou de mãos dadas com a tecnologia. Neste ano, as empresas de transportes urbanos em Fortaleza reforçaram essa idéia. Os resultados são mais conforto e segurança para passageiros e funcionários e menos gasto para as empresas.

Até o ano passado a segurança dos ônibus era feita com o uso de câmeras de segurança, o que gerava alto custo e pouca eficiência. Antes, elas apenas armazenavam dados, e no fim de cada dia, as imagens eram checadas. Agora, em 2008, começaram a ser instaladas câmeras que trabalham on-line, com imagens chegando à central de segurança em tempo real. A expectativa é que todos os veículos coletivos empresariados possuam esse equipamento até o fim do ano. Algumas empresas, como a Dragão do Mar, já o têm em todos os seus ônibus.

Em caso de assalto, a Polícia é instantaneamente avisada: “Isso facilitou muito nosso trabalho. A unidade mais próxima é alertada diretamente da central e essa agilidade nos ajuda a capturar o infrator em flagrante”, afirma o delegado do 3º Distrito Policial, Wagner Diniz. Isso ocorre porque o motorista de ônibus tem um botão de acesso fácil que aciona imprevistos para a central de segurança, mesmo que os suspeitos evitem as câmeras.

O delegado Wagner Diniz afirma ter impressão de que os assaltos a ônibus diminuíram. “Não vejo tantos boletins de ocorrência como antigamente”, ressalta ele, acrescentando: “normalmente são poucas quadrilhas que fazem o mesmo tipo de assalto várias vezes. Conseguimos prender algumas. As câmeras nos ajudam na identificação do infrator”. Os dados presentes no site do Sindionibus confirmam: as estatísticas de abril deste ano – quando a maioria das linhas já possuía câmeras, alarmes e GPS – comparadas às do ano passado, caíram em quase 30%.

Controle em tempo integral do itinerário

O GPS (Global System Position, Sistema de Posição Global) já está instalado em 20% dos ônibus de Fortaleza. Ele indica a posição precisa do transporte em tempo real. Dessa forma, em um eventual seqüestro e desvio de rota, a localização do transporte é muito fácil e ágil. Esse aparelho também informa se o motorista ultrapassou a velocidade adequada (60km por hora), se parou para receber ou despachar passageiros em locais indevidos ou mesmo se ele mantém o itinerário.

Um monitor parecido com um aparelho de TV é instalado no interior dos ônibus e exibe aos passageiros a exata localização em que está e quais os próximos pontos de parada previstos. A empresa Vega, que já instalou o GPS em 50% dos seus veículos, possui ainda um sistema de locução que narra as próximas paradas por meio dos alto-falantes, “Isso ajuda bastante as pessoas com deficiência visual”, explica o fiscal de ônibus da Vega, Jone Jéferson.

Mais tecnologia, menos gasto

Outra tecnologia que se apresenta muito útil é o computador de bordo, que tem agilizado o serviço de mecânicos e reduzido o gasto dos empresários. Ao fim de cada dia, ele exibe informações sobre problemas e sua devida localização no veículo, mais comuns nas portas, sistema de freio e motor. “Antigamente, o carro dava defeito e passava muito tempo parado, só pra encontrar o defeito era quase um dia todo, porque o ônibus é muito grande e complicado de trabalhar com ele”, diz Jéferson. Quem agradece são os mecânicos, que não são remunerados pelo tempo de serviço empregado para localizar o defeito.

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