sexta-feira, 25 de julho de 2008

O trânsito do pedestre

Projetos da AMC investem na segurança da travessia de pessoas

Texto: Fernanda Marreiro, Rafael Mesquita, Herika Marinho, Mayara Bernardo, Samara Melo e Sarah Rahanny

Desde o ano de 2002 a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) desenvolve o Programa Travessia Cidadã, que tem o objetivo de formar auxiliares no trânsito, que passam a garantir a segurança e reforçar a legislação específica.

O projeto desenvolve, por meio de treinamento, a formação de auxiliares no trabalho da AMC. Tal capacitação é ministrada pelos educadores da Divisão de Educação para a Cidadania de Trânsito (Dect) da Autarquia. O Travessia é dividido em dois segmentos: primeiro há a dedicação a aulas teóricas e depois são realizados treinamentos nas faixas de pedestres da cidade. Ao final, todo o aprendizado dos envolvidos é avaliado pela AMC. Com o desenvolvimento das competências como ética, cidadania e questões humanas relacionadas ao trânsito, o projeto destaca-se dentre as mais de 20 ações de educação para o transito desenvolvidos pela Dect/AMC.

Os aprendizes do curso são na maioria das vezes indivíduos que podem lidar diariamente com a condução de pedestres nas vias ou atuando em campos como o da educação infantil. Temos exemplos de porteiros, auxiliares de segurança, bombeiros e professores realizando os estudos da circulação de pedestres junto a AMC. Já são 33 turmas formadas pelo projeto, o que significa em torno de 600 pessoas capacitadas. Esses profissionais voltam para as instituições de que são oriundos para aplicar na prática cotidiana o que descobriram com o curso.

Algumas empresas apostam no projeto e fazem desses auxiliares verdadeiros multiplicadores da boa educação no trânsito. Jairson de Lima, funcionário do Colégio São Thomas de Aquino, na Serrinha, afirma que percebe a diferença no trafego diário que realiza de casa para trabalho, não só está mais atento, como fala que “os erros dos outros dão logo na vista”. Jairson pertenceu à 33ª turma, que se diplomou há cerca de um mês.

Sheila Fontenele, diretora da Divisão de Educação, explica que “a necessidade de amenizar os transtornos de trânsito fez ampliar o atendimento do Programa, engajando também as empresas como parcerias na construção de um trânsito menos violento e mais cidadão”. Ela adverte também que não adianta formar motoristas conscientes: os pedestres precisam entender demasiadamente como funciona o trânsito. Dessa forma, ambos os lados se beneficiam.


Outras ações da Divisão de Educação para a Cidadania no Trânsito

A AMC atendeu 151.799 pessoas em 2007 - 77% a mais que no ano anterior – no desenvolvimento de 15 dos 21 projetos da Divisão de Educação para a Cidadania no Trânsito (Dect) da AMC, são eles: Segurança em Foco, vídeo educativo, Escolas Municipais de Trânsito, Escola Aberta, Arte e Educação no Trânsito, Travessia Cidadã, AMC Vai à Escola e à Empresa, Círculo de Cultura, Oficinas com Professores das Escolas Municipais (Escola Aberta SME), Atravessando a Cidade, Sinalizando para a Vida, cursos e seminários, Adolescente Cidadão e grupo de estudos.

A divisão prevê até o fim do ano de 2008 dobrar o investimento nas ações educativas, apostando, sobretudo, na época de feriados do fim de ano, com promoções vinculadas a empresas do setor comercial de Fortaleza, principalmente lojas e shoppings.

Nenhum comentário: