sexta-feira, 25 de julho de 2008

Implantação de semáforos na avenida Aguanambi

Projeto tem como objetivo reduzir o número de congestionamentos e acidentes no local

Texto: Fernanda Marreiro, Rafael Mesquita, Herika Marinho, Mayara Bernardo, Samara Melo e Sarah Rahanny

A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos de Cidadania de Fortaleza (AMC), está colocando em prática o projeto de engenharia de tráfego que pretende melhorar o trânsito na rotatória da Avenida Aguanambi.

O projeto, elaborado pela Divisão de Engenharia de Trânsito (Dieng) e pelo Controle de Tráfego em Área de Fortaleza (CTAFOR) da Autarquia, já havia sido concluído há mais de um ano e esperava apenas autorização do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) para o início das obras, que também envolvem alterações na estrutura viária do acesso da BR-116. A implantação de três semáforos veiculares nas chegadas sul e norte (Aguanambi) e leste (BR-116) da rotatória.

No projeto foram inclusas as seguintes ações: implantação de um semáforo para pedestres onde a rodovia tangencia a chegada leste da rotatória (BR 116); Correções nas vias de chegada à rotatória, com obras calçadas e canteiros; melhoria da drenagem de águas pluviais, constando da implantação de rede de micro-drenagem e ampliação das caixas de captação. Entre os objetivos, está eliminar as filas de veículos existentes nas aproximações norte e oeste da rotatória e reduzir a quantidade de colisões existentes na aproximação sul.

Antônia Xavier, de 40 anos, é garçonete em uma lanchonete próxima à rotatória e diz que, todos os dias, tem dificuldades para atravessá-la. "Chego a passar até 15 minutos no meio fio da calcada até conseguir atravessar a pista, e sempre correndo", conta. Ela reclama da alta velocidade dos veículos que transitam no local. "Um semáforo para pedestres ajudaria muito na travessia e seria importante para evitar acidentes", relata a garçonete.

Nenhum comentário: