domingo, 23 de novembro de 2008

Semana de Comunicação debate "Espetacularização da Política’"

Texto: Ederclinger Melo Reis

"Espetacularização da Política" foi o tema debatido no terceiro de dia da Semana de Comunicação, 13 de novembro, no Auditório Principal da Faculdade Integrada do Ceará, sede Via Corpvs. O assunto foi mais um ponto discutido na Semana que tinha como temática ‘A espetacularização na Mídia’. O Professor de Comunicação Social Adilson Nóbrega mediou o evento, que foi chamado de “picadeiro” - em referência ao tema da Semana, espetáculo - pelo coordenador do curso de Publicidade e Propaganda Reginaldo Gurgel Moreira, onde estiveram no centro o recém eleito vereador João Alfredo e o editor do núcleo de Conjuntura do jornal O Povo, Gualter George.

João Alfredo destacou o espetáculo propriamente dito na política, a forma de como é tratada a política diante da sociedade, em que há uma relação de consumo entre políticos e eleitores. Além disso, ele citou os recursos eletrônicos utilizados como componentes que têm ajudado, como a Internet, uma nova forma de comunicação. Por trás disso, o marketing na política é um ponto fundamental para a visibilidade de um candidato numa eleição, onde o discurso é importante. Alfredo afirmou que não é resultado desse espetáculo porque havia pouco tempo na mídia para o partido dele, o Psol.

Já Gualter debateu a cobertura da mídia diante da política. Ele reconheceu o espetáculo da mídia, mas que se não forem trabalhados outros pontos importantes para o candidato, provavelmente não será eleito. Também, lembrou a relevância da capacidade de que cada pessoa para decidir por si e não minimizar o raciocínio de cada um. “A população não é uma massa de manobra”, disse o jornalista. A Internet também foi um aspecto citado por Walter como também um fator determinante de sucesso de um político, além da existência de vários outros itens para tal.

Apesar de ter apenas um público de aproximadamente cinqüenta pessoas, segundo os organizadores do evento, houve uma boa participação no debate com perguntas que levaram a questionar os convidados.

Para João Alfredo, o momento é importante porque há a possibilidade de ter a própria visão crítica da profissão tanto do jornalismo como da publicidade, “não só da profissão, mas o próprio papel da mídia na sociedade de massa”, disse. Ele ainda espera ter contribuído com o debate levantando questionamento da política no meio da comunicação. “Espero ter contribuído para formar uma consciência crítica do estudante e do profissional”, complementa. O professor Reginaldo destacou que o momento foi para acrescentar o conteúdo debatido na formação dos alunos de publicidade e jornalismo, “conteúdo que vai além da sala de aula através dos convidados”, relatou.

O vereador do Psol também falou que sente falta de debates como este na sociedade. “Tem que haver mais debate para a sociedade, ela tem que entender o sistema, o papel da mídia, como se fosse um bom produto, exercitar seu papel como cidadão nesse meio para não virar uma mera consumidora, acrítica e não virar massa de manobra de interesses”, frisou.

Nenhum comentário: