quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O circo do espetáculo está armado

Texto: Davi Garcia

A Semana de Comunicação (Semacom) de Faculdade Integrada do Ceará (FIC) teve início nesta terça-feira, 11/11, com o tema ``O espetacular mundo da mídia``. A conferência de abertura foi realizada no auditório da faculdade, ambientado de forma a lembrar um grande circo, com fitas coloridas no teto e balões espalhados pelo local. No centro do picadeiro estavam os palestrantes: o presidente da Agencia Boa Notícia, professor Souto Paulino e o teatrólogo e sociólogo Oswald Barroso.

A palavra inicial foi dada pela diretora da unidade Via Corpvs da faculdade Jaqueline Rios, que disse sentir-se “um pouco de malabarista, contorcionista, mágica, domadora e até palhaça”, fazendo referência aos seus afazeres como diretora. Em seguida, os coordenadores dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Rosane Nunes e Reginaldo Gurgel, respectivamente, agradeceram e presença do público e destacaram a importância do evento para o aprendizado dos alunos. O representante do Diretório Acadêmico de Comunicação Social (Dacs) Anderson Pires salientou o apoio da direção na organização do evento e disse que o tema da Semana era uma crítica à sociedade e visava fomentar o pensamento crítico, em seguida passou a palavra aos palestrantes, que discorreram sobre o espetáculo na mídia.

Oswald Barroso fez referência aos ritos do passado, afirmando que o espaço do evento, que lembrava um circo, era ritual. Para ele, os ritos foram aos poucos se transformando em espetáculo. Também fez menções ao teatro grego e à separação entre palco e platéia. Segundo ele, a mídia eletrônica favorece essa separação, onde a massa é um espectador passivo.

O professsor Souto Paulino destacou o poder da informação e fez críticas àqueles que dizem que tudo é culpa dos meios de comunicação. Para ele a notícia pode ser apresentada por diversas ângulos, a escolha é de quem a faz. Ele fez referência aos programas policiais e disse que eles usam a fração como um todo para fazer o sensacional.

O espaço foi aberto para debates e o assunto mais abordado foi a violência na mídia. Para os palestrantes, esse apelo à violência se dá porque há uma união entre a indústria das armas e a indústria do entretenimento, as duas lucrativas.

Nenhum comentário: