quarta-feira, 15 de abril de 2009

Uma vida a serviço do povo


Vereador Iraguassu Teixeira fala sobre dedicação ao povo através da política, medicina e rádio.
João Lira Görsch, Marivaldo Santos, Raquel do Val e Daniel Nóbrega

Participar da vida pública é, para muitos, envolver-se nos véus da fama como celebridades criadoras de opinião. Tal caso não se aplica ao Dr. Iraguassu Teixeira. Vereador de Fortaleza, médico e radialista, é um homem que se preocupa com a sociedade e busca melhorias representativas em áreas como a saúde, cultura e educação para o cidadão fortalezense.

Iraguassu é um homem público polivalente: exerce hoje seu sexto mandato, começou sua atividade politica na militância do PDT em 1987. Como médico, participou de mais de 14 mil cirurgias pelo SUS, há mais de 30 anos atende no Centro de Saúde da Floresta no bairro Álvaro Weyne; trabalha também como comunicador há mais de 20 anos. Além disso, é Presidente Honorário do Maracatu “Vozes d’África”, foi líder do PDT-CE de 1994 a 1996, membro da Comissão de Saúde no mesmo período.

Sua atuação enquanto legislador é expressiva. Autor de projetos importantes para Fortaleza, Dr. Iraguassu é responsável por leis municipais como a 9192/07, que obriga a existência de um cadastro dos membros de torcidas organizadas na capital, e pela lei 8825/04, responsável pela proibição no Município da venda de armas de brinquedo similares a armas reais.

Disposto e bem-humorado, sentado na cantina do Grupo Cidade de Comunicação, onde trabalha como comunicador, Dr. Iraguassu Teixeira fala em entrevista sobre sua vida pessoal e profissional. O político de 68 anos, nascido em Canindé, é Cidadão de Fortaleza por título desde 2006. Afirma ter sempre levado a sério seus mandatos, procurando cumprir as promessas feitas em campanha eleitoral. Revela-se preocupado com a saúde pública, comenta sobre a liberação de verba para distribuição de gel lubrificante, fala sobre maracatu, realizações pessoais e como concilia três atividades públicas.

Como surgiu o interesse pela carreira política?
Em 1988, Edson Silva foi candidato a prefeito. Eu já participava de campanhas pelo PDT, e Edson disse que queria que minha participação fosse ainda mais ativa no partido. No início recusei, pois sempre trabalhei na retaguarda, não falava em público. O que me interessava mesmo era a saúde pública, como medico, e não a política. Então Edson Silva, com mais outros amigos políticos, organizaram uma feijoada, sem que eu soubesse, para me convencer a participar. Inclusive eles fizeram até um cartaz, já haviam elaborado meu slogan (“PARA VEREADOR IRAGUASSU TEIXEIRA, O MEDICO”). Fico todo arrepiado só em lembrar. Então, fui oficialmente afiliado pelo PDT em 1988. Na época, quando me candidatei, seis políticos foram eleitos pelo partido e eu fui o mais votado. Na classificação geral, fui o 12o mais votado.

Já passou por alguma situação difícil, embaraçosa, enquanto político?
Não, eu sempre levei com dignidade o meu mandato. Sempre procurei cumprir as promessas de campanha, porque não uso de promessas mirabolantes. Trabalho pela saúde, educação...

Há algo na política que deixe Iraguassu Teixeira desapontado?
Quanto mais velho, mais você gasta e menos você ganha. O governo atual, que sempre foi a favor do trabalhador, não acompanha o salário do cidadão ativo e do aposentado. Isso dói em mim porque luto pela classe trabalhista e pelo idoso.

Quais dos projetos propostos pelo senhor na Câmara Municipal o senhor considera como mais importantes?
Vários projetos já foram aprovados. No esporte, por exemplo, um deles é o projeto de criar o cadastramento com carteirinha para identificação do torcedor, falta apenas ser regularizado pela prefeita. Um outro projeto pelo qual me sinto realizado é o da criação dos laboratórios de atendimento para pacientes portadores de hepatite C, mas que ainda estão analisando.

Como o senhor concilia política, medicina e rádio?
Todas elas são atividades públicas bem semelhantes. Com o trabalho médico, pude ajudar a maioria da população levando os problemas da saúde publica para o rádio e para a política no intuito de resolver. Então, saúde, rádio e parlamento se complementam.

Sente-se um homem realizado enquanto pessoa e enquanto profissional?
Na Medicina, sinto-me cumprindo meu papel, já realizei mais de 14 mil cirurgias e hoje atuo como clínico. Na política, já não me sinto tão realizado: apesar de não ter aceitação completa de todos, tenho um bom número de eleitores, assessores, companheiros, e isso nos envaidece muito. Fui o mais votado da coligação com 8.013 votos na última eleição. No rádio, continuo trabalhando e aprendendo. Acho que o rádio é como a medicina, a cada hora, a cada minuto ele vai se modificando. Na função de pai, encaminhei dois filhos no campo da comunicação, pois nenhum quis seguir a Medicina, e tenho além de tudo, uma esposa maravilhosa.

E o maracatu?
Sou bastante ligado à historia do maracatu, o porquê das pessoas brancas se transformarem em pessoas de pele negra, e às danças no ritmo afro. Eu sou defensor do maracatu. Infelizmente, temos memória curta em relação à nossa cultura, e o maracatu traz de volta à memória a história do negro no Nordeste. Sou o Presidente de Honra do maracatu Vozes d’África. Inclusive, próximo dia 25 de março, faremos uma solenidade afro-brasiliense, na Igreja do Rosário.

O Governo Federal liberou verba para a compra de 15 milhões de lubrificantes KY Gel. Isso repercutiu principalmente na mídia cearense, como em programas políciais, jornais e rádio. Qual sua opinião a respeito?
Estranhei a preocupação do Ministro da Saúde quando ele liberou um percentual financeiro para compra do KY Gel. Ele tinha cortado orçamento em mais ou menos 42 milhões de reais, e com isso houve a redução de atendimento ao paciente cirúrgico. Enquanto isso, o mesmo governo libera verba para o KY Gel. Não tenho nada contra, pois a questão de opção sexual é individual, sendo o KY Gel usado no ato sexual. Depois, veio o contraponto de que eu estava exagerando e que servia para facilitar a penetração na mulher. Hoje, a população de idosos vem crescendo. Devido à cultura que vem se modificando, as mulheres mais velhas que tinham uma atividade sexual sofrida, agora com o KY Gel terão mais facilidade.

Por quem trabalha o Dr. Iraguassu Teixeira, vereador de Fortaleza?
Luto pelo respeito ao idoso, pois os jovens não os respeitam, o tratam como figura sem valor, tudo de ruim é o idoso. Não sabem que daqui a alguns anos serão idosos também, quero conseguir que através de leis regulamentadoras o idoso tenha prioridade de atendimento. A luta dentro da Câmara Municipal é que o Estatuto do Idoso seja respeitado nos postos de saúde.

Nenhum comentário: