segunda-feira, 20 de abril de 2009

"Diagnóstico precoce é melhor forma de combate"

No diagnóstico precoce está o fator principal para a cura do câncer. A opinião é do médico Ivon Teixeira de Souza, 44 anos de idade, graduado pela Universidade Federal do Ceará desde 1990, com especialização em Urologia e presidente do Centro de Estudos da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza

Na sua opinião, se as pessoas portadoras de tumores pudessem ser consultadas por especialistas e tratadas convenientemente, muitas sobreviveriam.

Ivon enaltece a medicina Nordestina e diz que ela só está em um nível abaixo de São Paulo, por exemplo, geralmente em função das tecnologias que são utilizadas na maior capital brasileira. O Ceará, no seu modo de entender pratica uma medicina de excelente qualidade.

Com vivência no interior, o médico diz que a atuação de profissionais de saúde na região necessita de maiores incentivos de forma a fixar os médicos em cidades fora dos grandes centros populacionais. Com relação ao SUS, enfatiza que os valores pagos aos profissionais, hospitais e laboratórios estão desatualizados, o que gera descontentamentos.

O Câncer tem cura? O que as pessoas acometidas de tumores malígnos devem fazer para que tenham uma sobrevida?
O câncer tem cura. Os melhores resultados ocorrem com o diagnóstico precoce da doença.

Por que, na maioria das vezes, quando se retira a próstata cancerosa do homem, ocorrem problemas com ereção?
A disfunção erétil é uma das complicações da cirurgia prostática radical para cura do câncer. Ocorre em 60% dos pacientes, e resulta de lesão dos nervos penianos que se localizam ao lado da próstata.

O senhor acredita em políticas públicas para reduzir os índices de câncer de próstata?
Ivon: As ações em mídia que a Sociedade Brasileira de Urologia tem desenvolvido visam estimular o diagnóstico precoce do câncer de próstata e com isso, instituir um tratamento curativo. Desta forma espera-se diminuir o índice de mortalidade da doença. Nós ainda não conseguimos reduzir a incidência.

Como o senhor vê a medicina no Nordeste com relação à medicina de centros mais populacionais mais adiantados? A medicina praticada no Ceará é a mesma de São Paulo, por exemplo?
Ivon: A medicina praticada no Nordeste está entre as melhores do país. Salvador, Recife e Fortaleza se destacam entre as demais cidades. São Paulo está sempre na vanguarda da medicina brasileira por uma conjunção de fatores principalmente no quesito tecnológico

O senhor já atendeu em cidades do interior. Por que, no seu modo de entender, os médicos tem certa resistência a idéia de residir no interior?
Ivon: A atuação médica no interior necessita de um maior incentivo para fixação do profissional. É necessária uma forma contínua de atualização de conhecimento; independência profissional; condições mínimas de exercício profissional e boa remuneração.

Nenhum comentário: