segunda-feira, 20 de abril de 2009

De soldado a coronel

Jucélia de Castro, Gleydson Silva e Sara Pontes

Nascido em Fortaleza no dia 05 de Maio de 1956, filho de Osvaldo Gomes da Silva e Maria Stela da Silva. Francisco Tarcisio Começou sua vida estudantil no Liceu do Ceará, e em 1978 ingressou na policia Militar, sonho de infância. Policial exemplar, sempre se dedicou com muito afinco a todas as funções que lhe foram delegadas. Para desempenhar suas funções de maneira correta, Coronel Tarcisio, procurou a cada dia aperfeiçoar seus conhecidos, acumulando assim diversos cursos na sua área. Mostrando que todos os seus esforços não foram em vão, em 2000 assumiu o comando do 3º Batalhão da Policia Militar de Sobral, tendo desenvolvido nesse município um excelente trabalho, o que lhe rendeu o titulo de Cidadão Sobralense em 2005 pela Câmara Municipal em votação unânime.

Aconteceu algo de especial para o senhor ingressar na Polícia Militar?
Sim. Naquela época eu achava muito bonita a farda e o posto de tenente a coronel. Pela questão do respeito.

Depois que ingressou na policia teve algum momento que pensou em desistir da profissão?
Não, nenhum momento me fez desistir, sempre gostei do que fazia.

Muitos policiais são acusados de participar de negócios ilícitos, a que o senhor atribui este tipo de comportamento fora dos padrões da policia?
Acredito que pela falta de compromisso e de vocação. Hoje em dia muitos policiais que entram na corporação não estão ali por gostar e sim pela questão da garantia do emprego.

O senhor acha que o Ronda do Quarteirão diminuirá a violência na capital cearense e posteriormente em todo estado?
Sim, confio muito nessa iniciativa, até porque possui uma interação dos PMs com a sociedade, pois é essa interação que possibilita confiança e maior credibilidade.

Boa parte de sua vida foi destinada a PM, se tivesse a oportunidade, gostaria de continuar ou retornar a servi-la? Ela possui algo de especial que lhe faz pensar assim? O quê?
Continuaria, sim. O que me faz gostar da Policia Militar é a disciplina e a questão da hierarquia.

Diante de todos os trabalhos produzidos por você enquanto esteve na PM, qual deles você acha mais importante?
O respeito às pessoas e mostrar para a sociedade as qualidades do policial, possuindo uma maior credibilidade junto a sociedade.

Em 2005, você foi condecorado com o título de cidadão sobralense, o que lhe fez pensar ao receber o título?
Pude perceber que a partir de então, teria cada vez mais o dever de proteger o cidadão, sempre respeitando mesmo aqueles que delinqüiram.

Apesar de no BPTRAN você ter algo relacionado com o trânsito, agora no DETRAN o que teve de diferença, e o que lhe fez aprender nesta gestão ainda continua?
No DETRAN, estou procurando conhecer melhor a lei do CTB (Código de Transito Brasileiro) para esclarecer da melhor forma possível à sociedade e, por conseguinte uma maior segurança no trânsito.

Nenhum comentário: