domingo, 22 de março de 2009

Iniciativa de responsabilidade promove inclusão social

Texto: Ederclinger Reis e Germana Cleia

Nos últimos anos, são cada vez mais presentes organizações governamentais, empresariais e sociais atuarem em rede. Isso se deve a comparações de que um setor não pode viver isoladamente. A exemplo disso, temos iniciativas de responsabilidade socioambiental, que promove a inclusão na comunidade local, como ações de conhecimento, esportivas e cooperação.

Inicialmente, cabe ao Estado o papel da responsabilidade objetiva na econômica e na política. Porém, as empresas influem numa escalada crescente para defenderem a idéia do papel social da empresa. Essa situação só é possível graças às iniciativas de projetos vindos das próprias comunidades ou organizações sociais. Assim, a empresa passa a se vê como componente da sociedade na possibilidade de melhorar realidades negativas existentes. O resultado é a instituição se tornar uma espécie de empresa-cidadã, que intermedia ações entre o Estado e a sociedade. A preocupação maior é com a qualidade de vida e o retorno econômico. A cultura de paz é conseqüência.

Cidadão de Futuro, de iniciativa do BNB Clube de Fortaleza, é um exemplo de empresa-cidadã por meio do Projeto de Responsabilidade Social Empresarial, mas que tem parcerias com a Prefeitura de Fortaleza, o que mostra a rede entre setores da sociedade. Também está nesse circuito o Banco do Nordeste e a Associação Brasileira de Educação Familiar e Social – ABEFS. Desde junho de 2006, o projeto executa várias ações que buscam atender o plano de ação elaborado pelas entidades que formam a parceria operacional.

Para Danilo Lopes, diretor cultural do BNB Clube, “o projeto oportuniza o estímulo da melhoria da comunidade através da participação em atividades sócio-educativas, possibilitando a inclusão social”. Danilo também fala da cultura de paz através do projeto. “Na medida em que os protagonistas da comunidade se envolvem no projeto, há uma transformação social e os índices de problemas diminuem. Aí a paz nas comunidades se concretiza verdadeiramente”, complementa.

As atividades do Projeto buscam fundamentar trabalhos sócio-educativos, esportivos, culturais e de iniciação profissional, possibilitando aos participantes novas alternativas de inclusão social e de exercício da cidadania, utilizando como base física às instalações da Sede Praia do BNB Clube de Fortaleza (Caça e Pesca) e do Centro de Apoio Familiar Maria Adelaide e da ABEFS (Cocos).

Mauro Oliveira, diretor do Cefet-CE Pirambu disse que "a verdadeira inclusão, nesse país, só se dará quando nós tivermos mecanismos que possibilitem os jovens se apropriarem do seu entorno social."

A população da área atendida está em torno de 10.568 habitantes (IBGE, 2000), sendo 4.494 (42,5%) com menos de 18 anos. Os moradores da área de abrangência do Projeto vivem num contexto onde muitas vezes não se verifica condições mínimas de higiene, saneamento e atendimento médico suficiente para a demanda. O morador Francisco das Chagas, 55 anos, disse que “a comunidade avançou bastante, mas ainda há muito o que fazer porque as pessoas são muito carentes e o papel é de todos”.

A realidade educacional da área apresenta deficiências em relação ao direito à educação, verificando que a população não possui elementos confiáveis sobre o diagnóstico de sua realidade, principalmente no que diz respeito a este aspecto.

Nenhum comentário: